segunda-feira, 29 de abril de 2013

MATERIAL DE ATADO - ONDE COMPRAR (ATUALIZADO)



Resolvi atualizar o post que fiz há mais ou menos um ano sobre lojas virtuais para a compra de material de atado no Brasil, um dos mais visitados no blog.
Muita coisa mudou de lá para cá, infelizmente para pior. Das lojas que relacionei no post, apenas FLY SHOP BRASIL e FLY DOS PAMPAS seguem firmes.
NA MOSCA e ALEX FLY SHOP pararam de vez. O site PESCA RIO GRANDE sumiu. O Zé Luiz do blog Z|PESCA deu uma parada para se organizar e ficou de voltar. Tomara que volte mesmo, com força!
A FLY & CIA, onde ainda não havia comprado, também jogou a toalha...
Nesse meio tempo, ainda tentei comprar material de atado direto dos EUA em duas lojas virtuais bem conhecidas, Cabela’s e Bass Pro Shops. Na Cabela’s, nem consegui finalizar o pedido com o CEP da minha cidade. Na Bass Pro Shops, até consegui comprar, mas mandaram um e-mail depois aumentando o valor do frete para o Brasil, ficava mais caro que a encomenda... cancelei o pedido.
O jeito é prestigiar as fly shops nacionais (as que restam) e torcer para que prosperem.

sábado, 27 de abril de 2013

VARINHA DE TREINO TABAJARA



Treinar é preciso. E com a dificuldade de sair para dar meus arremessos, resolvi improvisar uma varinha de treino para usar aqui em casa mesmo. Peguei uma vara xing-ling #6, 9’, 2 partes, bem molenga, que comprei há muito tempo (antes de saber direito o que era fly e sempre ficou encostada), juntei o cabo de EVA com a ponteira e pronto. Ficou com pouco mais de 1 metro.
A linha é uma #6 normal que uso para treinar. Na ponta, coloquei um chumaço de craft fur no lugar do líder, para a linha de fly não ficar chicoteando.
Na verdade, isso não é invenção minha, mas uma cópia descarada da vara de treino da Redington.
 A gambiarra deu certo, ficou legal para treinar no quintal de casa, com pouco espaço, dá para praticar pontaria, aceleração, timing, double haul, etc.
E para quem não tem uma vara xing-ling para estragar, vale a pena a original da Redington: 

terça-feira, 23 de abril de 2013

CARRETILHA ORVIS ACCESS III

PRESENTÃO DE ANIVERSÁRIO, GANHEI DA ESPOSA!! AGORA NÃO VEJO A HORA DE TESTAR ESSA BELEZURA!

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ATADO: LÃ BALL ALTERNATIVA



Estava precisando de um material para atar imitação de ração para pesqueiro, mas que afundasse, para aqueles dias em que os peixes não estão querendo vir à superfície. Nessas situações, notei que iscas que afundam lentamente (ração) são extremamente eficientes.
Depois de várias experiências que não deram muito certo, achei em um fórum (não me lembro qual) a dica desse material fácil de achar e bem barato. A aparência agrada, falta testar.
Agora estou pensando em uma montagem do tipo dropper, com uma hairball na superfície e a lã ball logo abaixo...

quinta-feira, 4 de abril de 2013



Minha filhinha acabou de nascer. Isso significa duas coisas: primeiro, sou o mais novo pai-babão-coruja no pedaço. Segundo, nada de pescaria para mim por um looongo período.
Na verdade, não tenho a menor idéia de quando poderei voltar a pescar de novo. Daqui a seis meses? Um ano? Dez anos?
Sei que terei crises de abstinência logo logo. Mas tudo bem, é por um bom motivo.
Quero ver se, nesse meio tempo, pelo menos consigo atar um pouquinho ali, treinar um arremessozinho acolá, sabe como é, só para manter a sanidade...