segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DESMONTE E MANUTENÇÃO: SHIMANO BANTAM CHRONARCH 200


Essa carretilha é de um amigo. Ela ficou meio estranha depois de cair na areia e dar um mergulho na água salgada.
Como toda Shimano que já abri, ela é bem simples e fácil de mexer (à exceção do sistema do eixo sem fim/distribuidor de linha, que é meio chatinho).
Infelizmente, algumas fotos ficaram desfocadas, pois o "fotógrafo" aqui se esqueceu de acionar a função macro.
Carretilha aberta: muita sujeira e sal, quase nenhuma lubrificação
Discos de fricção originais, um dos pontos fracos das shimanos mais antigas

Estado do chassi...
...e depois de um banho de querosene
Mecanismo interno limpo e lubrificado
Substituí os discos originais por outros de carbontex, bem mais resistentes e macios
Surpresa desagradável - o rolamento do botão de ajuste fino do carretel estava enferrujando. O acúmulo de sal na tampa indica que a água do mar entrou por esse lado.
Tudo limpo e lubrificado.
Os demais rolamentos foram limpos com fluído de isqueiro e lubrificados com óleo fino.
Pronta! e ainda aguenta o tranco!




Um comentário:

  1. Bom dia desmonte a minha tem Uma pecinha no guia linha que caiu e nao sei de onde ela e nas imagens.ai ela suja nao aparece mas quando vc limpou a pecinha apareceu

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.