terça-feira, 24 de maio de 2011

DISCOS DE FRICÇÃO

Essa é outra dica que já postei há muito tempo no pescaki, mas como é um assunto muito interessante, resolvi re-postar aqui.
Primeiramente, uma pequena explicação: o sistema de fricção de carretilhas e molinetes é um recurso que permite que o equipamento ceda linha toda vez que houver uma tensão muito grande na linha, dependendo da regulagem preestabelecida pelo pescador.
Funciona mais ou menos como a embreagem de um carro - consiste em um sistema que alterna discos de metal e de outros materiais sobre a engrenagem principal, e que, quanto mais apertado, mais dificilmente irá "patinar", e, assim, soltar mais linha.
O problema é que o disco de fricção, assim como a embreagem de um carro, está sujeito a desgaste, e, com o tempo, pode apresentar mal funcionamento, ou ficando frouxo demais, ou soltando a linha de forma muito irregular, o que pode levar a perda daquele troféu.
E sempre houve uma grande dificuldade na hora de substituir um disco de fricção danificado, dada a dificuldade de importar a peça original, de forma que os reparadores passaram a utilizar materiais alternativos, nem sempre com bons resultados.
De uns tempos para cá, os pescadores descobriram uma nova alternativa e que já está virando febre: os discos de carbontex.
Esses discos, que podem ser facilmente importados dos EUA a partir do site www.smoothdrag.com, são feitos de um tipo de manta de carbono muito resistente e durável, e que, aliada à graxa de teflon, tem dado ótimos resultados.
Resolvi então testar na minha carretilha abu 5500 C3, cujo sistema de fricção já tava muito ruim, liberando a linha com os famigerados "soquinhos". Aqui vai o passo a passo:
drag
a veterana abu garcia, ao lado do set de discos
a trava deve ser removida com cuidado, antes de retirar a manivela
conjunto de discos antigos, bem gastos (em cima) e os novos (embaixo)
os discos podem ser montados a seco, mas é aconselhável a aplicação de uma leve camada de graxa de teflon
drag
tudo pronto, hora de remontar
posição correta das arruelas ( )
antes de encaixar o corpo da carretilha, as buchinhas do freio centrífugo devem ser empurradas na direção do eixo
colocando de volta a trava, com cuidado
prontinho
É isso, faz um tempinho que fiz essa "operação" e o resultado não poderia ser melhor: a fricção ficou tão forte quanto a original e bem mais macia.
Para quem tiver interesse em adquirir os discos de carbontex, pode comprar diretamente da smoothdrag, nos EUA, ou comprar da fishimgmaster, que já está importando o produto (http://www.fishingmaster.com.br/)

Abs

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