domingo, 10 de abril de 2011

NOVOS ROLAMENTOS - CURADO 200B

Bom, depois de muita insistência da minha esposa, resolvi montar este blog, e, como não poderia deixar de ser, o assunto é pesca! Imagino que ela seja a única a acompanhar essa bagaça, mesmo assim, vamos lá!

Resolvi começar com uma dica para quem precisa trocar os rolamentos da carretilha. Na verdade, eu não precisava trocar, mas quis dar uma "tunada" no meu equipamento, colocando rolamentos híbridos ABEC 5.

Para quem não sabe, ABEC é uma escala que indica o grau de precisão de um rolamento e vai de 1 a 9, sendo que o # 9 indica o maior grau de precisão, e, em tese, melhor desempenho. Se não me engano, carretilhas e molinetes de marcas conhecidas vêm com rolamentos ABEC 1.

Esses que usei são híbridos porque possuem as esferas em seu interior feitas em cerâmica em vez de metal, tendo a vantagem de durar mais e não enferrujar.

A carretilha escolhida foi a Shimano Curado B, a famosa "verdinha", e troquei os apenas os rolamentos que sustentam o carretel, os que influenciam no arremesso. Comprei os rolamentos pelo site www.soothdrag.com, conhecido por muitos pescadores pelos discos de fricção em carbontex. Eles também vendem rolamentos híbridos e em aço inox, ABEC 5 ou ABEC 7.

rolamentos híbridos
O primeiro a ser trocado é da tampa lateral do freio centrífugo, que é o mais acessível. Primeiro retira-se essa travinha de arame:

Depois, é só tirar o rolamento e substituí-lo.
Agora a parte difícil, trocar o rolamento que fica no eixo do carretel, que fica preso por um trava bem chata de tirar.

Pesquisando na rede, aprendi a fazer uma ferramenta que facilita muito, que nada mais é do que um alicate baratinho com uma fenda em um dos lados:
Basta posicionar o alicate de forma que um dos lados pressione a trava, enquanto o outro lado (com a fenda) fique apoiado no eixo do carretel, permitindo que a trava deslize pela fenda. Dá pra reparar que revesti o alicate com uma fita adesiva, mas é só pra não arranhar o eixo do carretel.

Depois que a trava deslizar para um dos lados, é só puxar com o alicate, com muito cuidado.

Retirada a trava, é só trocar o rolamento e recolocá-la, usando o mesmo alicate adaptado.

Pra quem tiver interesse, o conjunto de rolamentos para essa carretilha é o # 13, e as medidas são 5x11x4 e 3x10x4, que também serve para a maioria das carretilhas de perfil baixo da Marine Sports e para as Revo da Abu Garcia.

O custo do conjunto é U$ 20,00 e o frete mais barato é U$ 1,44, ou seja, vale a pena, já que rolamentos comuns de inox aqui nas oficinas do Brasil custam em média R$ 20,00 cada um.


É isso então.
Abraços e até a próxima!

20 comentários:

  1. Oi Daniel!!!
    Q legal, vc tem um blog de pesca!!
    Vc sabe que eu não entendo nada de pesca, mas achei interessante vc ensinar a fazer as coisas! Parabéns!!
    Vou acompanhar as suas postagens! ;-)
    Bjks
    Sueli M Y Suga

    ResponderExcluir
  2. Oi maridinho!
    Sua audiência até agora é toda feminina, hein! rsrsr
    Eu insisti porque sei o quanto vc se empenha e faz as coisas bem feitinhas no tocante a sua tralha de pesca! Acho que vale muito a pena compartilhar e acredito que será muito útil às pessoas!
    Parabéns! Gostei do seu primeiro post!
    Beijos de sua esposa
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Valeu, realmente muito útil, tentarei aqui com uma carretinha :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica!! vou pedir os rolamentos ao meu pai e trocar os da minha brisas!!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, esses rolamentos só se compram por medidas? existe alguma referencia e marca? existe muita coisa "ding-ling" por isso queria saber da marca... OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  6. Normalmente, os rolamentos são vendidos pelas medidas, mas no site smoothdrag há refrências a algumas marcas e modelos de carretilhas vendidas nos EUA.

    ResponderExcluir
  7. Cara, essa troca implicou em uma distancia bem maior nos arremessos? Estou pensando em comprar os rolamentos, mas queria saber se realmente vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não muito. O que aumentou bem foi a quantidade de cabeleiras. Acho que para dar um resultado bom, tem que ser carretilha com carretel aliviado (não era o caso dessa curado).

      Excluir
  8. Não consegui um modo de comprar no site www.smoothdrag.com, vc poderia rever onde vc comprou e falar para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É nesse site mesmo, mas tem que mandar e-mail em inglês e usar o número do cartão de crédito. Comprei várias vezes lá e nunca tive problemas, são muito sérios e honestos.
      Também dá pra comprar pelo e-bay.
      Aqui no Brasil talvez encontre algo na fishing master (http://www.fishingmaster.com.br/).

      Excluir
  9. Daniel, tudo bem parceiro?

    Em relação a segunda foto desse post, em que você diz em tirar o araminho correto?
    A minha pergunta é: fui lubrificar a minha carretiklha, mas ao abrir essa tampinhbo onde se encontra o (open e close), ela nçao está fechando, porque essa peça está com folga!
    Sabe me dizer como eu posso identificar o que está com problema para ela estar com essa folga, uma vez que essa peça é fixa e não tem "jogo" nenhum?

    Aguardo uma "luz". Obrigado parceirão!
    Abraços e parabéns pelo blog... ficou legal pra caramba!

    Meu e-mail é: carrarooo@gmail.com
    Nóix!

    ResponderExcluir
  10. amigo tenho uma lubina gts by johnny hoffmann 8.1.1 e queria colocar um na manivela o da tampa e o do carretel vc tem watts se tiver adc ai seria 3496458113

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Daniel, gostei muito da postagem. Tenho uma carretilha Brisa 10000 da Marine Sports, a velhinha xodó, meus rolamentos já fizeram o trabalho deles e terei que trocar. Você sabe me dizer as medidas deles? Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Daniel, gostei muito da postagem. Tenho uma carretilha Brisa 10000 da Marine Sports, a velhinha xodó, meus rolamentos já fizeram o trabalho deles e terei que trocar. Você sabe me dizer as medidas deles? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian.
      Acredito que sejam as mesmas medidas dos rolamentos da curado 200B, que mencionei neste post.
      Abraço.

      Excluir
  13. Alguém sabe me dizer a medida dos rolamentos da shimano caius ????

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe me dizer a medida dos rolamentos da shimano caius ????

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe me dizer as medidas da shimano caius ????

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.