terça-feira, 14 de junho de 2011

COMEÇANDO A PESCAR COM CARRETILHA - QUAL COMPRAR?


Uma das perguntas mais freqüentes nos fóruns de pesca é sobre qual material comprar quando se começa a pescar com carretilhas. As repostas, normalmente, giram em torno de 3 opiniões:
  • O melhor, para começar, é comprar material baratinho (descartável);
  • O melhor é comprar equipamento “médio”;
  • O ideal é já começar com equipamentos bons (e caros).
Bom, eu comecei a pescar com carretilhas faz uns 15 anos e meu primeiro conjunto foi uma carretilha Daiwa BW2, sem rolamentos, e uma vara da Daiwa barata, não me lembro o modelo. O desempenho dessa carretilha era sofrível, e nem era tão barata assim. Naquele tempo, carretilhas eram caras e difíceis de achar.
Hoje em dia, há no mercado uma infinidade de modelos e preços, para todos os gostos. Até as mais baratas arremessam melhor que a minha velha Daiwa (para a sorte de quem está começando!).
Voltando à questão, acho que, para quem começa, o ideal mesmo é comprar a melhor carretilha que couber no bolso. Vale a pena juntar uma grana, quebrar o cofrinho e pegar a melhor carreta possível, já que, em regra, conforme o preço sobe, melhoram a durabilidade e desempenho do equipamento.
Isso não quer dizer que todo mundo deve iniciar com equipamento top. Para muitos, a melhor carretilha possível vai ser uma Lubina JH, de R$ 300,00, para outros, pode ser uma Scorpion, de R$ 700,00, e assim por diante.
É o que sempre digo, já me arrependi de comprar muita tralha baratinha, mas nunca me arrependi por comprar material bom e caro (pelo menos para os meus padrões).

Abs.

3 comentários:

  1. A minha primeira carretilha!
    Quando eu comecei a pescar, foi junto com o marido. À princípio, eu só pescava com molinete, mas eu vivia reclamando porque ele conseguia arremessos mais longos, melhores e mais precisos e eu lá com aquela coisa...
    Reclamei tanto que ele resolveu me ensinar... e me ensinou a usar carretilha com a manivela do lado direito!!! Foi um horror! Mas, eu acho que não fiz tanta cabeleira quanto ele pensou que eu faria! Nem fiz ele perder linha!!!
    Pois bem, aprendi a usar e anos depois, ganhei uma carretilha que tenho até hoje. É uma brisa, cor pérola, não me lembro de quantos rolamentos. Faz tempo que não a uso, mas eu gosto muito dela e a usei por muito tempo e serviu muito bem, peguei muito peixe com ela. Atualmente, estou encantada com a minha curado 100, uso pra tudo e meu sonho de consumo é ter uma curado 50. he he he... (antes era uma chronarch 50, mas desencantei quando vi não dava pra água salobra) Quem sabe um dia o sonho atual se realiza! Rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Comprei carretilhas nessa loja http://www.tucunarepesca.com.br/carretilhas
    Os produtos são excelentes. Recomendo!

    ResponderExcluir
  3. oi
    já usou carretilha dessa marca? http://www.tucunarepesca.com.br/shimano17
    Sabe me dizer se é bom?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.