quinta-feira, 14 de abril de 2011

ÓLEO PARA OS ROLAMENTOS - MAQSPRAY

Em carretilhas, o uso de óleos muito viscosos nos rolamentos do carretel podem segurar os arremessos, sobretudo quando se usa iscas leves ou se busca atingir grandes distâncias. Não existem muitas opções de lubrificantes no mercado para esse fim, então, o negócio é improvisar!

Há muito tempo vejo o pessoal indicar o uso de óleo para equipamentos odontológicos, pois são extremamente "finos", já que são utilizados em instrumentos de altíssima rotação. Então resolvi experimentar.

Fui até uma loja específica para material odontológico e comprei um frasco de óleo mineral da marca "maquira", mas existem de várias outra marcas, facilmente encontrados na internet.
Muitos usam o spray direto nos rolamentos, mas reparei que quase a metade da solução é composta de solventes, ou seja, quase metade vai evaporar logo depois de aplicada. Resolvi esse problema colocando a solução dentro de um recipiente pequeno, com cuidado, pois ela é bem volátil.
Depois, deixei o recipiente aberto em um lugar arejado, de um dia para o outro. Foi o suficiente para que os solventes evaporassem, ficando só o lubrificante.

Particularmente, não gostei de usar o óleo puro, pois com pouco tempo de uso notei que os rolamentos começam a fazer um barulho estranho, sendo necessário repetir a aplicação sempre, mesmo durante pescarias.

Então, resolvi misturar com o óleo da singer, facilmente encontrado, na proporção de 1 para 1. O resultado foi um lubrificante de ótima viscosidade, bem parecido com o óleo da shimano, nem fino e nem grosso demais.

Abs

Um comentário:

  1. Olá Daniel,

    Sou editor da Revista Mundo PESCA e gostaria que entrasse em contato comigo pelo (11) 5081-6965, ou pelo e-mail abaixo, para possível publicação de seus textos em nossa revista.

    Conheça mais da MundoPESCA acessando:
    www.mundopesca.com.br

    Fico no aguardo.
    Um grande abraço!

    Angel Fragallo
    Revista Mundo PESCA
    redacao@mundopesca.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.