segunda-feira, 28 de maio de 2012

EQUIPAMENTO: VARA PARA FLY - TFO FINESSE & ROYAL WULFF TRIANGLE TAPER


Há pouco tempo decidi comprar um equipamento #4, para ficar entre os #3 e 6# que tenho. A intenção era um conjunto que me permitisse pegar desde lambaris até peixes um pouco maiores, como tilápias, coisa que o #3 já faz, mas que atingisse maiores distâncias de arremesso.
Acabei optando pela TFO – Finesse, série bem conhecida entre os pescadores brasileiros, principalmente quando se trata de peixes pequenos, por ser uma vara leve, com uma ação de blank mais tradicional.
A carretilha eu já tinha (TFO Midge), faltava a linha. A escolhida foi uma linha cuja fama já conhecia, mas nunca havia testado: a Royal Wulf Triangle Taper.
A diferença dessa linha está no formato da “cabeça”, triangular, com o peso concentrado na parte de trás e afunilando contínuo até aponta. Isso, em tese, proporcionaria arremessos de uma WF, mas com apresentações mais delicadas, em razão do afunilamento progressivo na ponta.
Em teoria, muito bom, mas e na prática? Conheço gente que adora essa linha, e gente que a detesta, por isso sempre fiquei com um pé atrás...

TESTANDO

Com o conjunto montado, fui para a água e grama no final de semana.
Bom, a Finesse é muito leve e, como eu disse, tem uma ação mais moderada, o que não quer dizer que seja molenga demais. O grip tem bom tamanho e o reel seat segura bem a carretilha, a exemplo da BVK.
Mesmo sendo curta (7”9’), os roll cast saem com facilidade, principalmente no estilo switchcast. Nisso a linha também ajuda, graças ao formato da “cabeça”.
Mas esse conjunto me surpreendeu mesmo arremessando executando os false cast. Considerando o tamanho e numeração da vara, consegui fazer arremessos relativamente longos e sem esforço, mandando bastante linha.
A linha, aliás, me deixou bem satisfeito, fácil de controlar, proporcionando loops com bastante estabilidade. Desliza bem pelos passadores, vai que vai!
Enfim, acho que linha e vara combinaram perfeitamente. Agora só falta uma carretilha à altura!


MARCINHA TAMBÉM GOSTOU!

3 comentários:

  1. Agora a Dn Márcia num vai deixar vc chegar perto do equipo... perdeu!!!
    Comprei uma Cortland nova WF6F/I...
    Montando um equipo novo para Caconde.
    Basicão com linha boa... aquela vara Greys Streamflex

    Vai curtir a linha TT... cabeça bem rápida... carrega muito bem!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Zé!
      Também to querendo pegar essa Streamflex, #6, o Zanetti faz a maior propaganda dela!
      Depois me diz se é tudo isso mesmo, kkk.
      Abs.

      Excluir
    2. Ia em uma BVK ou uma VXP... mas não curti muito ela na mão... num sei... num rolou!!!
      Gostei do Tempo dela... um cliente trouxe para eu ver, achei bacana por ser pouco mais curta 8'6" com a ponteira bem slim.
      Acho q a BVK arremessa mais... por trabalhar ela toda... mas com uma linha boa, acho que pode empatar!!!
      Vamos ver... vamos ver!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.