quinta-feira, 9 de junho de 2011

LIMPEZA DE ROLAMENTOS

Decidi fazer um tópico só sobre a limpeza de rolamentos. Mesmo bem lubrificados, os rolamentos, com o tempo, podem perder a eficiência, graças ao acúmulo de detritos em seu interior, ou mesmo por causa do óleo ou a graxa, que vão ficando mais viscosos ou contaminados.
O problema fica mais evidente quando se tratam dos rolamentos que apóiam o carretel da carretilha, o que pode atrapalhar os arremessos. Sua limpeza periódica vai garantir no bom desempenho do equipamento.
Até onde eu sei, os rolamentos da carretilha podem vir abertos, selados ou blindados. No caso dos abertos, não há dificuldade, é só limpar, como vou mostrar adiante. Os selados nunca tive em mãos, então não vou poder falar sobre eles.
Os mais comuns são os blindados, em que a "gaiola" e as bilhas vêm protegidas por uma blindagem metálica. Esse tipo tem mais uma subdivisão: rolamentos em que a blindagem é prensada no rolamento, sendo que, para ser retirada, tem que ser destruída; e o tipo mais comum, em que a blindagem é presa por um anel retentor, que é o mais frequente entre os dois. É deste último que vou tratar.
A primeira coisa que se deve fazer é identificar onde termina o anel retentor, que não dá a volta completa:
reel bearing
as setas indicam onde termina o retentor
Com o auxílio de um anzol bem afiado, levante a ponta do retentor. Dificilmente ele sairá de primeira e é preciso ficar atento para ele não sair pulando.
reel bearing
tem que ficar atento para que o anel não pule, ou nunca mais vai vê-lo de novo!
Com o retentor solto, é só puxar a blindagem, também com a ajuda do anzol.
bearing

A limpeza: tem gente que faz a limpeza com querosene, gasolina, álcool, etc. Eu uso fluido de isqueiro. Mergulho os rolamentos em uma vasilha pequena com o fluido, só por alguns segundos. Também faço eles "girarem" um pouco.
Depois da limpeza, a secagem pode ser feita de duas maneiras: deixando o rolamento aberto, por um bom tempo, até secar naturalmente, ou usando algum tipo de jato de ar.
No começo eu usava o secador da minha esposa. Agora estou testando ar comprimido em spray, desses utilizados para a limpeza de componentes eletrônicos, computadores, e tem funcionado bem também.
Limpos e secos, os rolamentos devem ser lubrificados: óleo fino para rolamentos que giram muito (carretel) ou óleo mais viscoso (ou graxa) para os demais.
Para finalizar, é só colocar a blindagem no lugar e segurar o anel retentor pelo meio, junto ao rolamento.
reel bearing
também cuidado nessa hora, para a peça não pular!
Depois, é só empurrar o retentor de volta na fresta que circunda o corpo do rolamento, um lado de cada vez.
reel bearing
pronto!! fácil, não??
Obs: se o equipamento não for usado em água salgada ou salobra, é possível deixar o rolamento sem a blindagem. Além de facilitar a próxima limpeza, vai melhorar o desempenho.
Obs2: se você não tiver segurança para abrir o rolamento, é possível fazer a limpeza com a blindagem, mas não será tão eficiente, e a secagem vai ficar mais difícil.

Abs.

6 comentários:

  1. Prezado Daniel. Parabéns a você e sua esposa, pela criação do Blog !!! Muito bem organizado, clean e com excelentes dicas e matérias. Show !!!

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  2. Muito bem explicado , poderia me falar um óleo fino e quanto tempo tenho que lubrificar e um mais viscoso , obrigado.

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  3. Muito bem explicado , poderia me falar um óleo fino e quanto tempo tenho que lubrificar e um mais viscoso , obrigado.

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  4. Muito bem explicado , poderia me falar um óleo fino e quanto tempo tenho que lubrificar e um mais viscoso , obrigado.

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    1. http://tralhaepesca.blogspot.com.br/2011/06/produtos-para-limpeza-e-lubrificacao.html
      http://tralhaepesca.blogspot.com.br/2011/04/oelo-para-os-rolamentos.html

      Quanto à periodicidade, vai depender do óleo. Quanto mais fino, mais frequente vai ter que ser a lubrificação. Mas, no geral, acho é interessante lubrificar a cada uma ou duas pescarias, retirando o excesso.
      Abs.

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