sábado, 2 de julho de 2011

ABASTECENDO A CARRETILHA DE FLY

Mesmo antes de comprar o caniço, resolvi colocar linha na minha carretilha de fly, tarefa fácil, certo? Hum... nem tanto.
Primeiro porque tem o backing, que deve ser colocado no carretel antes, e tem que ser na quantidade certa para poder caber toda a linha de fly na carretilha. Segundo porque a linda de fly tem lado certo para entrar no carretel.
Outra coisa que eu estranhei foi a ausência de devanador, a linha tende a se acumular em um ponto do carretel, tive que ficar empurrando a linha com o dedo para distribui-la melhor, não sei se é assim mesmo.
Achei um artigo interessante no site fly magazine, ensina passo a passo como colocar o backing e a linha na carretilha de fly: http://flymagazine.com.br/colocar-linha-carretilha/ 
Tem outro detalhe, no fly há uma infinidade de nós, cada um com uma determinada situação. Para unir o backing à linha usei o "tube knot", parecia ser o mais indicado, devido à grande diferença de espessura. Eis um videozinho ensinando a fazê-lo:



Bom, colocada a linha, surge outra questão: como conectá-la ao líder de monofilamento? muitas linhas de fly já vêm com um loop conector nas extremidades, mas a que comprei não tinha isso. É possível ainda utilizar um loop conector pronto, que é preso à linha de fly, mas não ainda consegui encontrar esse produto. 
A solução, que é o método mais tradicional, foi ligar um pedaço de monofilamento à linha de fly com um "nail knot" - na ponta desse pedaço de mono, um "perfection loop":
detalhe do nail knot
Para essa linha de fly # 6 utilizei uma monofilamento 0,47 mm, parece que ficou bom. É importante não usar uma linha mono fina demais para esse fim, pois pode atrapalhar a transferência de energia entre a linha de fly e o líder e prejudicar a apresentação da isca. Mais dois vídeos que ensinam bem a fazer esses dois nós:

O próximo passo agora é comprar a vara de fly. Não vejo a hora de começar a arriscar meus primeiros  arremessos!!

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