terça-feira, 8 de dezembro de 2015

COMEÇANDO COM O FLY FISHING - O QUE COMPRAR?


Para mim, uma das maiores dificuldades em iniciar com o fly fishing foi decidir que material comprar. Passei anos ensaiando, pesquisando e mesmo assim fiz algumas besteiras que dificultaram um pouco as coisas. Eis então algumas dicas para quem está interessado em iniciar nessa modalidade, que é sim um pouco complicada, mas por isso mesmo tão interessante e desafiadora. Lembrando que as informações que colocarei abaixo são apenas a humilde opinião deste pescador, que ainda tem muuuito o que melhorar, mas que já aprendeu algumas coisas, principalmente quebrando a cara.

Qual vara comprar?

1 – VARA: para mim, a parte mais importante do conjunto. Vale muito a pena investir em um bom caniço. Mas se você está iniciando nisso, provavelmente não vai querer investir uma fortuna.

O ideal, na minha opinião, é começar com um equipamento de entrada de marcas com tradição no fly, como Orvis, Redington, TFO, Mystic, Echo, St. Croix e Greys, que tem modelos bem interessantes e preço acessível, inclusive com garantia.

Além da qualidade, as vantagens de uma vara desse nível são a facilidade de vender caso você resolva fazer um upgrade e a garantia do fabricante. Recentemente, a Fly Shop Brasil também começou a trabalhar com uma linha própria de varas, com um preço bem legal e boa garantia, mas, como ainda não arremessei com elas nem vi muitos feedbacks de pessoas que usaram, não posso dizer muito sobre a qualidade. Outra opção interessante (e bem mais em conta) é comprar um equipamento de segunda mão, em fóruns confiáveis como o Fly Fishing Brasil e o Mosqueiros do Rio.

Quanto a numeração, acredito que a maioria das pessoas começa com um conjunto #6, que é bem versátil, mas isso também vai depender do tipo de peixes e pescarias que se pretende fazer. Se você vai usar mais em pesqueiros, com muitos peixes grandes, talvez um equipamento #8 seja mais adequado. Se forem trutas, tilápias, lambaris, um conjunto #3 ou #4 vai ser legal, e por aí vai.
Outros posts sobre varas aqui e aqui.

Qual a linha mais adequada?

2 – LINHA: uma vez escolhida a vara, é hora de encontrar a linha que seja mais adequada a ela, na mesma numeração, peso para a frente e flutuante (WFF). Sim, por que cada ação de vara vai pedir um tipo específico de perfil de linha para ter o melhor desempenho (para mim, é o item mais importante do conjunto, depois da vara).

Quando comecei, por afobação e ignorância, comprei uma linha que, além de muito ruim, não tinha nada a vem com minha vara e isso me atrapalhou demais. Por isso, pesquise bem antes de comprar sua linha, pergunte para o máximo de pessoas que puder, assim não cometerá o mesmo erro. Minhas marcar preferidas de linha hoje são Rio e Royal Wulff.
Já falei sobre linhas neste post neste.

Qual carretilha mais indicada?

3 – CARRETILHA: a meu ver é, em regra, o item menos importante dos 3, por isso acho que vale a pena investir mais na linha e na vara. Há quem discorde a acredite que a carretilha é tão importante quanto.

De qualquer forma, se você está iniciando agora, a carretilha de fly servirá basicamente para armazenar a linha. Particularmente, gosto muito das carretilhas de entrada da Waterworks Lamson e de alguns modelos da Redington.
Leia mais sobre carretilhas neste link.



É bom saber:

Conjuntos: existem conjuntos de fly muito ruins no mercado, como o famoso conjuntinho da Martin (quase comprei no começo). Há também bons conjuntos das marcas que mencionei acima. Faço aqui uma menção honrosa ao conjunto Okuma Cascade – já arremessei com eles e não achei ruins, principalmente considerando o que custam. Se você não tem condição de investir em um equipamento melhor, compre o Cascade e seja feliz.

Líder: achei melhor não entrar nesse assunto, que até mereceria um post próprio. Recomendo uma olhada neste artigo da Fly Shop Brasil que aborda bem o tema. Mas não esquente muito a cabeça com isso – na dúvida, encontre uma receita básica, emende uns pedaços de linha e vá pescar!

Onde Comprar (lojas que conheço e/ou compro regularmente):






2 comentários:

  1. Obrigado amigo pretendo comprar para iniciar nesta modalidade bacana que é o flay, mas eu tinha algumasido dúvidas agradeço pelos esclarecimentos.👍

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.