domingo, 24 de abril de 2011

CAMBURI: PRAIA/PESCARIA

Aqui vai um relatinho atrasado, das nossas férias em outubro de 2010. Estivemos em Camburi, litoral norte de SP, bem ao lado de Boissucanga. 
Além da ótima praia e belas paisagens, Camburi tem um atrativo a mais para nós pescadores: um riacho limpo que corta a praia em duas (Camburi e Camburizinho) e desemboca ao lado de uma pequena península.
Nem preciso dizer que minhas expectativas eram altas em relação ao riozinho, e não saí de lá desapontado! Começavamos pescar pela manhã, com o pé na água e maré baixa, e íamos lançando nossas iscas conforme a maré subia.
 Não demorou muito para termos ações de robalos pevas nas iscas artificiais, principalmente nas  iscas"soft", shads e camarões. 
Muitos dos robalos escapavam antes que pudéssemos tirá-los da água (ahh que falta fez um puçá!), inclusive o maior peva capturado, com cerca de 45 cm. Mesmo assim, conseguimos fotografar alguns pevinhas.

catch and release
Todos os robalos pescados foram devolvidos
Foi interessante também observar a dinâmica das marés nesse lugar, pois estávamos pescando bem próximos da praia. Dava para ver a água do mar invadindo aos poucos o riacho conforme a maré subia.
Quando a água estava baixa, era possível caminhar pelo leito e ver as estruturas onde arremessávamos as iscas. A água era tão limpa que também dava para ver cardumes de pequenos peixes subindo e descendo o riacho.
maré
Ponto de pesca com a maré baixa
maré
O mesmo lugar, com a maré subindo
Local onde as águas do riacho encontram o mar

Material utilizado: varas entre 5'6" e 6', para linhas até 17 lbs (poderia ter usado de 14 lbs), carretilhas abastecidas com linha multi de 0,19 mm e líder de fluorcarbono de 30 lbs.

Enfim, foi uma viagem muito divertida, uma ótima combinação entre praia e pescaria. 
Espero voltar lá um dia e encontrar o lugar conservado, com esse riacho ainda limpo e cheio de peixes!

Abraços!

2 comentários:

  1. Boa noite tudo bem
    Eu fui a esse msm lugar ficava o dia todo pescando e num pegava nada
    Vo agora d novo no feriado
    Vc pode me indicar alguma isca pra pegar peixes lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, faz muito tempo que pesquei lá.
      O que funcionava eram plugs pequenos de meia água, de preferência com ação suspending, e camarões artificiais. Pelo que me lembro, o melhor horário para pescar era com a maré subindo.
      Abs.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.